Jogados por gerações desde a antiguidade fazem parte da nossa Identidade Cultural. O objectivo deste Blogue é que não sejam esquecidos. Estes Jogos encontram-se escondidos à vista de toda a gente. Se conhecer algum Jogo de Tabuleiro na sua terra não hesite em contactar-nos, obrigado. Do lado esquerdo podem pesquisar pelo nome do Jogo, por Local ou por Etiqueta. Do lado direito podem encontrar um Mapa com os Jogos conhecidos na Península Ibérica.

Translate

Publicação em destaque

Novo tipo de tabuleiro encontrado em Lisboa

Jogo inédito encontrado na escadaria da Igreja de NS de Jesus em Santos, Lisboa.  No Norte da Europa é conhecido como o Jogo da Raposa e do...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Maneiras de Jogar: o Alquerque do 12

São várias as maneiras de jogar neste tabuleiro mas dividem-se em dois tipos gerais, com forças simétricas e com forças assimétricas.
Na primeira figura temos a disposição das peças na maneira de jogar com forças simétricas, jogado como as damas. As diferenças estão em  não existirem promoções e ser permitido o movimento em todas as direcções. Esta maneira de jogar aparece pela primeira vez no livro de Afonso X, do séc. XIII, "Libro de los Juegos". A sua semelhança com o Jogo das Damas leva os investigadores a pensarem que o Alquerque dos 12 é o seu antecessor.
As figuras seguintes referem-se à maneira de jogar com forças assimétricas e é aqui que as coisas se complicam. De um modo geral as peças em menor número podem comer as de maior número, o objectivo destas é encurralar a peça mais poderosa. Esta maneira de jogar enquadra-se nos Jogos de Caça da Ásia que são muitos.
Na Peninsula Ibérica o Alquerque é apresentado como Jogo de Caça por Afonso X na forma de "Cercar a Lebre" em que 12 peças tentam encurralar a Lebre.
Apresentamos uma foto em que se vê o Alquerque dos 12, aqui chamado Bagha-Chall, a ser jogado numa rua do Nepal. Por aqui é um Jogo Nacional e 20 Homens caçam 4 tigres, vê-se claramente os 4 tigres no tabuleiro, as peças maiores. No esquema temos as disposição inicial das peças, os Homens vão sendo colocados no centro do tabuleiro.
No Alentejo, Concelho de Alandroal temos o Gato contra os Ratos, forma de jogar que aparece.....no Japão, em Montemor-o-Novo temos a Raposa e as Galinhas.
Para dar mais alguns exemplos do resto do Mundo temos a Onça e os Cachorros no Brasil ou o Veado e os Cães na Sibéria, animais que correspondem à fauna dos respectivos paises, podem ver mais Jogo de Caça no seguinte LINK.







Sem comentários:

Enviar um comentário