Jogados por gerações desde a antiguidade fazem parte da nossa Identidade Cultural. O objectivo deste Blogue é que não sejam esquecidos. Estes Jogos encontram-se escondidos à vista de toda a gente. Se conhecer algum Jogo de Tabuleiro na sua terra não hesite em contactar-nos, obrigado. Do lado esquerdo podem pesquisar pelo nome do Jogo, por Local ou por Etiqueta. Do lado direito podem encontrar um Mapa com os Jogos conhecidos na Península Ibérica.

Translate

Publicação em destaque

Novo tipo de tabuleiro encontrado em Lisboa

Jogo inédito encontrado na escadaria da Igreja de NS de Jesus em Santos, Lisboa.  No Norte da Europa é conhecido como o Jogo da Raposa e do...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Jogos de Tabuleiro Ancestrais e Concavidades

Muitas vezes os traços dos tabuleiros de Jogo desaparecem e ficamos apenas com pequenas concavidades. Estas correspondem aos sitios onde se colocam as peças, o desgaste resulta do movimento das peças, geralmente onde as linhas dos tabuleiros se unem e cruzam.
Publico uma série de fotos de Alandroal (várias), Vila Viçosa, Serpa, Olivença (Espanha), Machico (Madeira), Elvas (Forte da Graça) e Lisboa (Cais das Colunas) em que se pretende provar esta situação. Nas primeiras fotos temos só as concavidades, passamos a ter as concavidades e os traçados dos tabuleiros, no fim temos algumas montagens onde se simula o traçado dos tabuleiros.













Sem comentários:

Enviar um comentário