Na primeira figura temos a disposição das peças na maneira de jogar com forças simétricas, jogado como as damas. As diferenças estão em não existirem promoções e ser permitido o movimento em todas as direcções. Esta maneira de jogar aparece pela primeira vez no livro de Afonso X, do séc. XIII, "Libro de los Juegos". A sua semelhança com o Jogo das Damas leva os investigadores a pensarem que o Alquerque dos 12 é o seu antecessor.
As figuras seguintes referem-se à maneira de jogar com forças assimétricas e é aqui que as coisas se complicam. De um modo geral as peças em menor número podem comer as de maior número, o objectivo destas é encurralar a peça mais poderosa. Esta maneira de jogar enquadra-se nos Jogos de Caça da Ásia que são muitos.Na Peninsula Ibérica o Alquerque é apresentado como Jogo de Caça por Afonso X na forma de "Cercar a Lebre" em que 12 peças tentam encurralar a Lebre.
Apresentamos uma foto em que se vê o Alquerque dos 12, aqui chamado Bagha-Chall, a ser jogado numa rua do Nepal. Por aqui é um Jogo Nacional e 20 Homens caçam 4 tigres, vê-se claramente os 4 tigres no tabuleiro, as peças maiores. No esquema temos as disposição inicial das peças, os Homens vão sendo colocados no centro do tabuleiro.
No Alentejo, Concelho de Alandroal temos o Gato contra os Ratos, forma de jogar que aparece.....no Japão, em Montemor-o-Novo temos a Raposa e as Galinhas.
Para dar mais alguns exemplos do resto do Mundo temos a Onça e os Cachorros no Brasil ou o Veado e os Cães na Sibéria, animais que correspondem à fauna dos respectivos paises, podem ver mais Jogo de Caça no seguinte LINK.
Sem comentários:
Enviar um comentário