Jogados por gerações desde a antiguidade fazem parte da nossa Identidade Cultural. O objectivo deste Blogue é que não sejam esquecidos. Estes Jogos encontram-se escondidos à vista de toda a gente. Se conhecer algum Jogo de Tabuleiro na sua terra não hesite em contactar-nos, obrigado. Do lado esquerdo podem pesquisar pelo nome do Jogo, por Local ou por Etiqueta. Do lado direito podem encontrar um Mapa com os Jogos conhecidos na Península Ibérica.

Translate

Publicação em destaque

Novo tipo de tabuleiro encontrado em Lisboa

Jogo inédito encontrado na escadaria da Igreja de NS de Jesus em Santos, Lisboa.  No Norte da Europa é conhecido como o Jogo da Raposa e do...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O Jogo do Alquerque dos 9 e a forma do Cromeleque do Xarez em Monsaraz

Por vezes a única evidência que temos de um Tabuleiro de Jogo são pequenas concavidades, seguir o LINK para ver Post sobre o assunto. Na Arte Rupestre Pré e Proto-histórica temos muitos sitios com "covinhas". Estas covinhas são muito comuns em cima de monumentos megaliticos, antas saqueadas ou menires tombados.
O Cromeleque do Xarez encontrava-se desmantelado e foi remontado na Herdade do Xarez pelo Médico e Arqueólogo amador Pires Gonçalves. Nem todas as pedras usadas para reconstruir o Cromeleque são Menires, algumas são mesmo mós de sela. O Cromeleque do Xarez  é um caso único pela sua forma quadrangular. Com a construção da Albufeira de Alqueva o Cromeleque de novo remontado perto do Convento de Orada na forma em que se encontrava.
Porquê a forma quadrangular?
O menir central do Cromeleque encontrava-se tombado e apresentava uma série de covinhas que formavam uma figura quadrangular.
Terá Pires Gonçalves remontado o Cromeleque com forma quadrangular por causa destas covinhas?
Pensamos que sim, temos  noticia, não confirmada, que a remontagem se baseou nestas covinhas de forma quadrangular e que existe mesmo um desenho no livro de campo de Pires Gonçalves desta "planta". O acervo deste investigador está no Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz, há um ano que pedimos informação sobre esta situação não tivemos resposta até hoje.
Passamos a apresenta uma foto, gentilmente cedida por António Villar de Souza, do Menir central do Cromeleque ainda tombado, junto num monte de pedras, e uma série de fotos que apresentam a hipótese de termos um Tabuleiro de Jogo do Alquerque dos 9 no Menir central do Cromeleque do Xarez.









Sem comentários:

Enviar um comentário