Jogados por gerações desde a antiguidade fazem parte da nossa Identidade Cultural. O objectivo deste Blogue é que não sejam esquecidos. Estes Jogos encontram-se escondidos à vista de toda a gente. Se conhecer algum Jogo de Tabuleiro na sua terra não hesite em contactar-nos, obrigado. Do lado esquerdo podem pesquisar pelo nome do Jogo, por Local ou por Etiqueta. Do lado direito podem encontrar um Mapa com os Jogos conhecidos na Península Ibérica.

Translate

Publicação em destaque

Novo tipo de tabuleiro encontrado em Lisboa

Jogo inédito encontrado na escadaria da Igreja de NS de Jesus em Santos, Lisboa.  No Norte da Europa é conhecido como o Jogo da Raposa e do...

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O Jogo de Aseb na Sé de Évora

Continuamos em busca de Jogos Ancestrais, desta vez fomos dar com um tabuleiro do Jogo de Aseb num degrau da escadaria da Sé de Évora, escondido à vista de todos.
Apresentamos fotos da Sé de Évora, de um paralelo em Espanha, em Alburquerque, e de uma réplica em madeira. Temos também a reprodução das fotos com o traçado do tabuleiro do Jogo a amarelo para que melhor se compreenda.
O Jogo de Aseb foi jogado no antigo Egipto por Tutankamon, pode também ser encontrado em Israel e até no Irão. Este Jogo é também chamado de Jogo das Vinte Casas ou Tjau, é uma variante do Jogo Real de Ur ou Senet. 
Continuamos a pesquisa a ver se descobrimos mais Jogos por esse mundo fora e esperamos apresentar fotos melhores daqueles já identificados.

Fontes:
http://www.celtiberia.net/es/multimedia/?id=958
https://arescronida.wordpress.com/tag/aseb/




O Jogo de Aseb num degrau da escadaria da Sé de Évora


O Jogo de Aseb no chão de um casa em Alburquerque, foto de Celtiberia


Réplica do Jogo de Aseb, foto de Games & Tiles Studio




Sem comentários:

Enviar um comentário