Jogados por gerações desde a antiguidade fazem parte da nossa Identidade Cultural. O objectivo deste Blogue é que não sejam esquecidos. Estes Jogos encontram-se escondidos à vista de toda a gente. Se conhecer algum Jogo de Tabuleiro na sua terra não hesite em contactar-nos, obrigado. Do lado esquerdo podem pesquisar pelo nome do Jogo, por Local ou por Etiqueta. Do lado direito podem encontrar um Mapa com os Jogos conhecidos na Península Ibérica.

Translate

Publicação em destaque

Novo tipo de tabuleiro encontrado em Lisboa

Jogo inédito encontrado na escadaria da Igreja de NS de Jesus em Santos, Lisboa.  No Norte da Europa é conhecido como o Jogo da Raposa e do...

sábado, 26 de dezembro de 2015

O Jogo do Alquerque dos 3 no Cromeleque dos Almendres em Évora

Por vezes a única evidência que temos de um Tabuleiro de Jogo são pequenas concavidades, seguir o LINK para ver Post sobre o assunto. Na Arte Rupestre Pré Proto-histórica temos muitos sitios com "covinhas". No Cromeleque dos Almendres em Évora encontramos um menir partido com várias dessas covinhas. Podemos observar pelo alinhamento destas concavidades a forma de um Tabuleiro do Jogo de Alquerque dos 3. A maior profundidade da covinha central, a posição mais usada neste tabuleiro, é outra forte evidência. Um Jogo muito apreciado por pastores que ainda encontramos em contextos históricos, sempre locais de passagem e paragem com belas vistas.









Sem comentários:

Enviar um comentário